Assine a NEWSLETTER do
DollHouse BRAZIL
E receba notícias e atualizações em primeira mão!
Parceria
English:
Antes da viagem...
Tenha a certeza de ter preparado e empacotado bem com antecedência. Precisar de alguma coisa a algumas centenas de quilômetros de casa não é nada bom.
Prepare uma lista. Você pode até pensar que só as pessoas muito organizadas fazem isso… Bem, há um motivo para elas fazerem uma.
Leve em consideração possíveis despesas extras, como dinheiro para troco no caixa no início das vendas, para comida, para compras pessoais depois da feira, e para dar uma de turista também, entre outras coisas.
Procure prever as possibilidades: tente empacotar caixas pequenas nas caixas maiores, mais fáceis de carregar. É muito mais fácil transportar uma caixa plástica grande do que vinte caixinhas menores.
Certifique-se de que um parente ou vizinho possa dar uma olhada na sua casa, se necessário. Passe para eles vários números de contato onde eles poderão localizar você.
Faça uma revisão no seu carro antes da viagem e cuide dele durante a viagem. Lembre-se que o esforço exigido de um carro carregado é muito maior. Mudanças de temperatura e altitude também não colaboram muito.
Uma Mesa Perfeitamente Distribuída
Planeje a disposição: tente várias possibilidades em sua própria mesa em casa. Peça opiniões sinceras sobre o resultado.
Use ‘degraus’ para levantar produtos e deixá-los mais próximos do nível dos olhos do consumidor, além de fazer um uso melhor do espaço vertical sobre a mesa.
Use as caixas em que você trará seus produtos para aumentar a altura dos ‘degraus’ ou mesmo como os próprios degraus.
Reduza os amontoados ao mínimo. Os produtos devem ser fáceis de localizar e outras coisas poderão ‘distrair’ os olhos.
Evite colocar vários itens repetidos na mesa. Guarde as duplicatas como reserva para ir repondo os que forem comprados.
Tente manter uma certa coordenação nas cores da sua mesa. Muitas vezes, as pessoas buscam por cores específicas para sua dollhouse ou ambiente.
Traga sua própria iluminação se possível. Uma boa iluminação ajuda o consumidor a ver melhor seus produtos e dirige os olhos para eles.
Coloque preços fáceis de ver e achar em tudo. Colocar etiquetas com preços embaixo dos produtos força o consumidor a pegá-los para ver embaixo, aumentando o risco de serem danificados. Um sistema de preços não muito claro levará o consumidor a perguntar quanto custa cada produto, o que pode acabar forçando você a dar atenção a muitos consumidores de uma só vez em momentos de aglomeração, ou então eles podem achar que estão te amolando por ter que perguntar o preço toda hora para cada produto.
Em geral, certifique-se de que sua mesa é convidativa e amigável.
Promova a feira você mesmo.
Não fique contando com anúncios e publicações sobre a feira. Divulgue-a você mesmo. Se cada vendedor da feira contar para algumas pessoas sobre ela, isso vai beneficiar a todos os envolvidos. Anunciar na mídia é caro, então tente otimizar os recursos.
Durante a feira...
Não fique em cima de compradores em potencial. Isso só vai conseguir deixá-los desconfortáveis e fará com que se sintam pressionados. Dê a eles tempo para absorverem o conteúdo da sua mesa.
Procure recepcionar cada pessoa com contato visual e algo simples e sincero como “Olá” ou “Como vai?”
Dizer “Posso ajudar?” 99% das vezes só fará você conseguir uma resposta automática: “Não, obrigado. Só estou olhando.”…
Inicie uma conversa sobre algum produto que eles já estejam carregando. Nunca diga coisas como “Eu tenho este mesmo produto mais barato!” Pense em produtos complementares ao que eles já têm como “Eu tenho o tapete perfeito para combinar com essa mesa.” ou “Vejo que você já tem todos os itens para decorar o interior da sua casa, você também vai decorar o lado de fora? É a minha parte favorita, deixe-me mostrar por quê.”
Compartilhe seu conhecimento. A maioria das pessoas em uma feira de miniaturas não é de “profissionais”, para alguns pode ser a primeira feira do gênero a que vão. Ensine coisas.
Tenha algo que seu visitante ou consumidor possa levar com eles, como um folheto com as suas 10 melhores dicas. Isto pode ser a maneira ideal de integrar seus dados de contato para negócios futuros. Lembre-se: visitantes não compram somente durante as feiras.
Depois da feira..
Se você planejou com antecedência, desmontar sua mesa será tão prático quanto montá-la. Se tudo der certo, nessa hora você estará bem mais leve do que na vinda. A menos que tenha comprado mais do que vendeu, e, nesse caso, é melhor levar isso em consideração também na hora de empacotar. Você não vai querer ter feito um excelente negócio com algum outro artesão e não ter lugar para levar seu precioso item.
Lembre-se de pagar as taxas. Se a cidade ou o estado exigirem taxas sobre vendas, pague o quanto antes.
Atenda logo qualquer visitante a quem você prometeu que entraria em contato depois da feira. Como para fornecer produtos que você não tinha disponível na feira, ou outros pedidos. Mantenha um bom relacionamento e eles continuarão voltando para comprar mais.
Estas dicas têm como 'público-alvo' os miniaturistas que vendem em feiras de miniaturas nos Estados Unidos. Mas muitas servem bem para os corajosos miniaturistas que expõem e vendem seu trabalho em feiras de artesanato, shoppings e outros espaços no Brasil afora!