Assine a NEWSLETTER do
DollHouse BRAZIL
E receba notícias e atualizações em primeira mão!
Parceria
English:
Um monumento fantástico da miniaturização que detalha cada aspecto da vida da realeza inglesa no começo do séc. 20 é a famosa Casa de Boneca da rainha Mary (Queen Mary’s Doll house). Vários artistas trabalharam juntos para torná-la realidade. TUDO nela reproduz com fidelidade a realidade, e na proporção correta: as torneiras têm água corrente, o elevador funciona, os livros podem ser lidos... Curiosamente, as únicas bonecas dessa casa são as do rei e da rainha, pois outras bonecas poderiam cair e acabar danificando os preciosos objetos...
Outro grande marco das miniaturas na escala 1:12 são as Thorne Rooms. Esta impressionante série de ambientes engloba várias épocas e países, construídos por vários artesões, sob encomenda da Sra. Thorne, entre 1932 e 1940: sua riqueza de detalhes e perfeição realista é impressionante.
Seu local de exposição permanente é o Art Institute, em Chicago, mas pode haver alguma exposição itinerante pelo país ocasionalmente.
À esquerda estão alguns exemplos. Veja os 68 ambientes no site do Museu
Atualmente quem gosta de minaturas pode se fartar lá fora! Existem gigantescas feiras anuais onde se vende todo tipo de miniatura, cada uma mais fantástica do que a outra! Uma das mais famosas e concorridas é a de Chicago. (Veja em Calendário)
A indústria das miniaturas (fábricas, artesões, lojas, cursos, shows, eventos, etc) já movimentava, em 1988, mais de US$ 55 milhões de dólares por ano!!! (Visite algumas lojas em Lojas no Exterior)
Enquanto no Brasil esse hobby ainda se limita a pequenas vitrines, geralmente com alguma “utilidade extra” como porta-chaves, lá fora a atividade é intensa. Miniaturistas (artesãos e colecionadores) se reúnem em grupos de discussão, em workshops, em clubes, etc. Sem contar as mais diversas lojas de todos os tamanhos e para todos os bolsos, tanto lojas físicas quanto virtuais. No Brasil ainda engatinhamos nisso. (veja mais em Associações, Museus, Blogs & Fotologs e Websites).
Nos EUA, Europa, África do Sul e Austrália o miniaturismo é uma paixão antiga e contagiante.
Ao contrário do Brasil, onde ambientes contemporâneos são mais populares entre os apaixonados por miniatura, lá fora há muito mais miniaturas sobre épocas antigas do que miniaturas modernas. Isto é algo formidável, pois além de ter um passatempo terapêutico :) e que desenvolve várias habilidades manuais, o miniaturista acaba aprendendo muito sobre a história do seu país e do mundo, pois o barato em ambientes históricos é fazê-los o mais precisos e fiéis à época, como uma aula de História em 3D, em escala reduzida! Não é à toa que museus estão entre os principais clientes dos melhores miniaturistas, que os contratam para reproduzirem fielmente períodos históricos precisos em mini-ambientes, chamados de Dioramas.
Se você já começou a ler sobre miniaturas, deve ter encontrado várias referências às tais "eras" típicas da Inglaterra.
Ao lado segue uma tabela que poderá ajudar você a se localizar melhor nestes momentos da história, pois lá fora se referem aos períodos por seus regentes, não pelos anos em si. As que estão em itálico são de longe as mais populares.
Queen Mary’s Doll house, provavelmente a casa de bonecas mais famosa do mundo!...
Em exposição permanente no Castelo de Windsor.
Chicago 2010 |