Assine a NEWSLETTER do
DollHouse BRAZIL
E receba notícias e atualizações em primeira mão!
Parceria
English:
Não uma, mas TRÊS feiras de miniaturas em Chicago, EUA, em um só fim-de-semana! De 16 a 18 de abril de 2010, miniaturistas do mundo inteiro, IGMA, publicações especializadas, grupos da internet, colecionadores, entusiastas, apaixonados por miniaturas, miniaturistas profissionais e amadores tiveram algo em comum:
CHICAGO
O sonho de qualquer miniaturista!!!!
Pela primeira vez na minha vida tive a oportunidade de ver de perto a famosa feira Internacional de Chicago, promovida por Tom Bishop e sua esposa Leni Bishop. Uma experiência frequentemente descrita entre os miniaturistas como "única na vida" (once in a lifetime experience). Para minha surpresa e delícia, mais duas feiras de miniatura aconteciam na cidade no mesmo fim-de-semana: IMA (Independent Miniature Artisan), organizada por Thelma Lewis DeVitt; e 3 Blind Mice, organizada por Linda Frye.
O curto vídeo acima é do do salão onde ocorria a IMA, visto da entrada, seguido de uma vista do fundo. Logo a seguir vem algumas cenas de miniaturas em exibição e à venda.
No mesmo vídeo, uma breve panorâmica em UM dos salões onde ocorria a feira Bishop.
As 3 feiras ocorreram em hotéis. Cada uma em um hotel separado. Havia um ônibus gratuito que transitava entre os três hotéis.
Apesar de minhas boas intenções, acabei tirando poucas fotos e poucos vídeos. Por dois motivos básicos:
1) tinha que ter a permissão dos organizadores (ok!) e de cada expositor...
2) acabei totalmente absorvida, deslumbrada, hipnotizada, maravilhada com tudo o que via. A ponto de várias vezes esquecer totalmente minha câmera para trás! Usar, então... :)
Mais fotos na próxima feira.... ;)
Foi, na verdade, a primeira feira de miniaturas que eu entrei!!! O salão é enorme, e também tem miniaturas de todos os tipos, para todos os bolsos.
Quem recebe a gente na porta é a própria Thelma, quando não está circulando pelo salão certificando-se que tudo corre bem para expositores e clientes. Se ela não está na porta, com certeza seu marido ou sua filha estarão lá dando as boas-vindas. A família trabalha unida e é super-simpática.
Nesta feira encontrei a Susan Karatjas, que vende kits ou peças prontas, inclusive plantas, em todas as escalas. Minhas favoritas são as 1:144. Também comprei kit em 1:48 com Teresa's Miniatures, vários acessórios para vestir dolls com JoAnne Roberts e fiz a festa com as peças de bijuteria especialmente escolhidos para miniaturas da Jar-Jaf. E eles também vendem um livro que ensina a fazer luminárias com as peças de bijuteria. Os emails de contato e a lista completa dos expositores na IMA estão disponíveis aqui.
Esta é a feira organizada pelo casal Tom e Leni Bishop. É a maior de todas: 230 expositores divididos entre 2 salões ENORMES e um de tamanho bem razoável só para as dolls. Além de expositores nos corredores entre os 3 salões. Os expositores vinham de 36 diferentes estados americanos e 19 países (África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Italia, Japão, Nova Zelândia, Portugal, Turquia)
A concentração de IGMA Artisans e Fellows por metro quadrado é inimaginável. Os padrões da organização são altos e exigentes, mas ali se entende o motivo. PERFEIÇÂO!!! Nem sempre ao alcance do bolso do brasileiro (ou até mesmo do americano) médio, mas suas peças impecáveis são cobiçadas por colecionadores desejosos de criar seu ambiente ideal em miniatura.
Há um motivo para tais peças custarem mais caro: atingir a perfeição leva tempo! E destreza, claro... São muitas horas trabalhadas em cada peça única, desde o projeto até a execução. E este tempo e dedicação que afetam o preço final.
Mas nem só de altos preços vive a feira. Há para todos os bolsos. E objetivos. Há peças mais simples, há suprimentos para quem gosta de por a mão na massa. Tem tecidos escolhidos a dedo para miniatura, couros tão finos quanto papel mas macios e maleáveis, kits, botões em miniatura, materiais para paisagismo, folhas de plantas impressas e recortadas a laser, moldes para facilitar fazer tijolos ou telhas, kits para construir seus próprios móveis, kits para bordar... imagine, e lá tem!
E em todas as feiras, uma generosa variedade de escalas, para todos os gostos e espaços que o comprador tiver disponível em casa: 1:12 que já nem é maioria, 1:24, 1:48 - a bola da vez! - e 1:144, com cada vez mais adeptos.
O mais marcante de tudo é que estes verdadeiros mestres da arte da miniatura são, em sua grande maioria, extremamente acessíveis. Respondem perguntas, posam para fotos a pedidos, dão até dicas! Só não sei se dão autógrafos porque não tive coragem de pedir... rsrs...
Por exemplo, tive a chance de pegar uma peça de Ferd Sobol com a famosa palhinha que é 'alvo' de um desafio no grupo MegaMini. Absolutamente perfeito! E o encaixe dela é feito como nos bastidores de bordado. Incrível! Conhecer de perto o trabalho desses mestres é, por si só, um grande aprendizado!
Nesta feira também marcavam presença duas publicações especializadas em miniatura: Miniature Collector (Scott Publications) e a espanhola Miniatura. Ambas são fantásticas! Se couber no seu orçamento, vale a pena assinar.
Só muito depois me dei conta que a nossa Alice Gegers (a Alicinha do Minis4all e dona do grupo Minimalizando) também estava lá. Era tanta coisa para ver em tão pouco tempo!... Desculpe, Alice!
Na feira também estava a simpatissíssima Kelly Rud - que 'rude' nada, é extremamente gentil e atenciosa! :) - editora da American Miniaturist, a revista americana da editora inglesa Ashdown. Lá era possível assinar uma, duas, ou as três revistas da editora Ashdown. Ou a DollhouseTV. Ou as iMags, as revistas versão online. Ou comprar um (ou vários) dos tentadores CDs ou DVDs publicados pela editora, a maioria com direito a um kit de brinde. Nem precisa dizer que eu assinei a edição online! (economiza-se no frete...) ;)
E estava eu tão entretida nas compras e na magia de tudo aquilo que nem ouvi quando Thelma avisou que o último ônibus ia partir. A IMA e a 3 Blind Mice ficam perto uma da outra, mas BEM distantes da feira do Bishop! Não havia ônibus direto nem trem, e um táxi iria me custar uns $30... Thelma foi maravilhosa e acolhedora! Não sossegou enquanto não conseguiu um jeito de eu ir para 'casa'. E não é que uma funcionária do hotel mora perto de onde eu ia e se ofereceu para me dar carona?
Outro mito foi derrubado de vez nesta minha viagem: os americanos SÃO simpáticos, acolhedores, generosos e prestativos. Sempre fizeram de tudo para me ajudar nas horas em que mais precisei e me sentia meio perdida sem saber o que fazer - e não foram poucas!!! Miniaturistas - estes são como uma grande e acolhedora família, fiscais de trem, policiais, recepcionistas de hotel (TODOS!), motorista de ônibus, motoristas do hotel, caixas, funcionários e voluntários de museus, funcionários de lojas, todos, todos, todos!!! TODOS me estenderam a mão e o sorriso aberto e sincero. Fiquei encantada!!! E profundamente agradecida! Quero aqui agradecer publicamente à calorosa recepção que tive por toda a parte. Isto, com toda a certeza, tornou minha viagem não só um sonho realizado, mas principalmente um sonho que superou muito todas as minhas expectativas!!!
Organizada por Linda Frye, que pessoalmente recebe cada visitante, é a 'menor' das feiras do trio, mas tem fans convictos!
Começa já na recepção. É a própria Linda que vende os bilhetes na entrada, e procura tornar o evento o mais acessível possível, oferecendo descontos para várias situações (quem traz o programa da véspera, quem faz parte de determinados grupos, etc). Além de um brinde para cada um e um bilhete para concorrer a sorteios durante o dia.
E 'menor' é um termo bem relativo... O salão é bem amplo e 34 expositores diversificados à escolha do freguês. Os preços lá são bem mais acessíveis, e há produtos de altíssima qualidade também.
Meus favoritos foram tapetes feitos à máquina, perfeitos, por apenas $8 (Tucker's Tiny Treasures), miniaturas de metal para serem pintadas a partir de $0,50 (MESH Miniatures), suprimentos para tricô, crochê e renda em miniatura (Gibson Girl - Judy
Gibson) e a cola dos sonhos que cola TUDO e não solta mais, da Simbad Glue. Mas estes foram os meus favoritos. Cada pessoa que ia lá achava um ou vários tesouros. Poucos dos expositores têm website, mas a maioria tem um email de contato que pode ser encontrado na página da feira. Vale também mencionar o Creative Reproductions 2 Scale, que desenvolveram e vendem campainhas, ventilador de teto, garagens e "lareira" que realmente funcionam!
Lá eu estava tão animada visitando cada mesa que esqueci completamente de tirar fotos!!! Com excessão da foto da Linda e seu esposo, as fotos abaixo são cortesia da Wanna, conhecida como " Wanna in El Paso". O relato que ela escreveu sobre sua "terceira experiência única na vida", desta vez acompanhada pela sua filha Dana Newman McCartney, a autora das fotos, é simplesmente delicioso de ler!
É impressionante como é simplesmente IMPOSSÍVEL absorver TUDO que rola nas feiras. Cada um consegue vivenciar um pouco, uma parcela. Sem contar que o entusiasmo de estar compartilhando tudo aquilo com verdadeiros amigos de todos os lugares do mundo que compartilham sua mesma paixão e com a mesma intensidade torna muito difícil ter uma perspectiva puramente racional e de 'repórter' de tudo... :)
Uma presença marcante na feira Bishop foi a do IGMA. Além de todos os Artisans e Fellows que vendiam na feira, a própria IGMA fez uma apresentação especial para os interessados no Sábado depois da feira. Além de explicarem como se tornar membro ou mesmo um Artisan, abordaram com detalhes como funciona sua ESCOLA (The GUILD School).
Já sei qual é meu próximo sonho de consumo! :)
Imagine passar uma semana em imersão num campus voltado só para miniaturas. Você pode escolher entre um curso de 36 horas, um de 24 mais um de 12, ou 3 de 12 horas de duração (total). Imagine aprender com os MESTRES da IGMA! Tem cursos para os níveis iniciante, intermediário e avançado. Tem técnicas e materiais para todos os gostos: madeira: móveis, tornear, entalhar, machetar, etc; metal, soldagem, fundição, modelar; bordado, dolls, acabamento de exteriores, moldagem com cerâmica plástica, esculpir figuras humanas, plantas, paisagismo...
Os cursos acontecem uma vez por ano, sempre em junho. O preço ($1.325) curso inclui hospedagem (quartos compartilhados) e refeições. Quem já é membro da IGMA tem desconto. E tem que se inscrever com bastante antecedência. A maioria dos cursos para 2010, se não forem todos, já estão lotados. Em agosto 2010 começam as inscrições para os cursos de 2011.
Sim, os padrões da IGMA são muito elevados, e eles são bastante exigentes. Mas um status de Artisan conferido por eles é a certeza de que uma miniatura produzida por tal miniaturista dá a sensação de um objeto real que foi magicamente encolhido para miniatura. Isso é mais que perfeccionismo, é magia pura!!!
Agora que 'peguei o gostinho' da coisa, espero poder ir a muitas outras feiras, nos EUA e em outros países, sempre que possível. Nada como ter um bom objetivo na vida!!! ;)