Assine a NEWSLETTER do
DollHouse BRAZIL
E receba notícias e atualizações em primeira mão!
Parceria
English:
Há ainda que mencionar o trabalho de Roberto Ferrés nos móveis, as plantas impecáveis da Sonia Boscolo e das Minifiore. Parecem tão reais que se a gente regar, vão crescer! Melhor não tentar... E para tornar qualquer ambiente mais aconchegante, há os trabalhos em agulha (crochê, tricô e bordado) da MiniMárcia.Gente, são perfeitos!
E finalmente, há que se mencionar o virtuosismo perfeccionista da mestra Regina Nacthigall. Impressionante!
No Brasil, é muito difícil encontrar material específico para miniaturistas, desde a matéria prima até ferramentas. Então brilha a criatividade! Como miniaturas com recicláveis. E o uso de materiais alternativos, como o biscuit, tão desconhecido e temido lá fora, mas que brilha nas mãos de artistas geniais como Ivani Grande e Betinha Murta.
E, apesar de ainda não termos feiras gigantescas como as que rolam lá fora, já há exibições aqui. Como a Febramini, encontro anual de miniaturistas promovido por Pépp e Órson. Sem contar com a iniciativa de artistas individualmente que acabam encantando com suas criações e conquistam espaço próprio, como faz Jane Gariba.
Já há pelos menos dois livros publicados em português. Um pela Regina Passy-Yip e outro pela Regina M.Nacca. Ambos podem ser adquiridos nas melhores livrarias do país, inclusive pela internet (veja em Leia Minis).
Já existem algumas lojas nacionais, com obras de artistas brasileiros. Mas a maioria é virtual. Veja em Lojas. Até o momento, a única loja física que vende miniaturas é a Casinha Pequenina, no Shopping Eldorado, em São Paulo, SP.
Falando em Bonecas, ainda não temos muitos artistas trabalhando em dolls na escala 1:12. Quem faz, luta para conseguir materiais básicos como viscose para o cabelo, doll stands (o que segura a boneca em pé), e até mesmo as próprias dolls. Lá fora há vários artistas que esculpem e vendem os moldes ou as partes e pode-se comprar para montar a boneca como preferir. Aqui, parece que só mesmo a Barbie (1:6) faz sucesso... Mas a Barbie é para crianças, enquanto as dolls das dollhouses são itens colecionáveis, para adultos.
Por enquanto, nas dolls, brilha em nosso céu as estrelas solitárias da minha xará Evelyne Doria, de Porto Alegre e da Roberta Favá que faz bolsas, chapéus, veste e esculpe dolls, pioneira em dolls 1:12 por essas bandas. Há ainda artistas que fazem noivos de bolo. As mais talentosas fazem dolls de tirar o chapéu! E tirando nosso folego com seus bebês temos Júnior, que mora lá nos EUA.
Não dá para deixar de falar do grande ponto de encontro dos miniaturistas brasileiros: a Internet. Graças a esse recurso moderno foi que todos puderam se encontrar, se conhecer, trocar idéias, dicas, organizar eventos, feiras, exposições e muito mais!...
Um lugar muito interessante para visitar é o Parque Mundo Encantado, no RS.
Um 'mundo' em miniatura dividido em 4 ambientes, espalhados por 500 m2.
É quase um museu de miniaturas.
Quando comecei a me interessar por miniaturas, me senti órfã no Brasil. Não encontrei lojas, publicações, cursos, nada, nada!
MAS ELES EXISTEM!
Veja no de fotos no final desta página algumas das obras desses grandes artistas!
Existem muitos miniaturistas cheios de talento no Brasil. Só que não há muita divulgação. Lá fora, por exemplo, existem revistas especializadas. Aqui ainda não...
Comprar casas de bonecas para montar ou decorar, ou mesmo roomboxes, não é tão simples assim. Esporadicamente algumas editoras (Del Prado, Planeta) publicam coleções de fascículos onde cada número vem com uma peça da casa. Leva-se pelo menos 2 anos até conseguir montar a casa. Não sai barato, corre-se o risco de ficar sem alguma peça/fascículo e não dá muita margem para variações. Mas é uma excelente forma de começar, pois o livro que é formado junto com a casa contém dicas preciosas. Algumas lojas virtuais vendem casas ou ambientes. A mais conhecida e conceituada é a MinisMagia do Sr. Milton, que faz casas e roomboxes com acabamento primoroso, e aceita encomendas personalizadas. A Pequenas Artes também disponibiliza algumas roomboxes. Uma outra alternativa é encomendar de algum marceneiro habilidoso na sua cidade.
MiniFebramini 2012 |
Febramini 2010 |
Febramini 2009 |
Exposição Pépp & Órson |
Desafio Luis XV |
Mega 2009 |
Art Mundi 2008 |
Bienal do Livro 2008 |
Arte sem Tamanho |
Mega 2008 |